Menu


Universitária Rádio Web

24h no AR

Universidade Estadual de Alagoas - Uneal

No Canadá, reitor garante agenda positiva da Uneal internacionalmente Reitor estabelece cooperações com Universidades internacionais

17 NOV 2017
17 de Novembro de 2017

Entre os dias 15 e 29 de outubro, o reitor Jairo Campos esteve na Austrália em uma missão da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), que estabelece cooperações e mobilidade acadêmicas, reunindo universidades de todo o mundo em um intercâmbio para socializar suas experiências.

De acordo com o reitor, “as universidades brasileiras têm cada vez mais se internacionalizado e a Uneal tem perseguido esse caminho trocando figurinhas com os grandes centros de excelência do mundo inteiro”.

Com esse propósito, nos próximos dias, o reitor estará cumprindo uma importante agenda institucional no Canadá, à convite da Universidade de Concórdia de Edmonton, levando a experiência da Uneal com o Programa de Formação de professores Indígenas, que formou a terceira turma do Brasil.

Criado no governo Lula, o Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Interculturais Indígenas (PROLIND) é um programa realizado pelo Ministério da Educação (MEC), numa iniciativa conjunta da Secretaria de Educação a Distância, Alfabetização e Diversidade (Secadi) e da Secretaria de Ensino Superior (SESU), cujo principal objetivo é apoiar financeiramente cursos de licenciatura especificamente destinados à formação de professores indígenas, através de licenciaturas interculturais.

A Uneal é a primeira Universidade de Alagoas a realizar o programa e já formou oitenta índios nas licenciaturas de Pedagogia, Letras, História e Ciências Biológicas. Apesar do desejo da Universidade em dar continuidade ao Programa e estendê-lo, o curso terminou em 2015 e por uma questão de contenção de investimentos para educação do governo atual, o programa foi suspenso.

“Minha ideia seria continuar a ofertar esse programa para internalizar todas as licenciaturas para um público de mais cem índios alagoanos”, expressa com pesar o Reitor, lamentando a redução de verbas para as Universidades: “na verdade, a gente vive hoje um momento de restrição, de contingenciamento, de regressão”. De acordo com ele, “o Brasil na era Lula e Dilma viveu momentos muito bons de reconhecimento, valorização e projetos que deram uma levantada nos indicadores sociais dos nossos índios”.

No Canadá

O fato de a Uneal ter sido a primeira universidade alagoana a realizar o programa, expressando o que o reitor considera “um sentimento de pertencimento com os povos indígenas”, credenciou a Universidade em um padrão de desenvolvimento, se destacando internacionalmente.

Com isso o reitor foi convidado, com despesas pagas pela Universidade de Concórdia deEdmonton, para representar o Brasil e socializar com outras universidades do mundo, sua experiência com a formação de professores indígenas. Acompanhado o Reitor na agenda, está o professor Adelson Lopes Peixoto, cuja linha de pesquisa é a questão indígena em Alagoas.

Em agenda desde a quinta-feira 16, o reitor Jairo Campos palestrou na sexta-feira 17, na Universidade de Concórdia e na Universidade de Alberta, ambas na cidade de Edmonton, cidade canadense que reúne o maior índice populacional de índios do país.

Com a Universidade de Concórdia deEdmonton, o reitor da Uneal assinou um convênio de cooperação técnica com foco em pesquisas e ações voltadas à índios.

Orgulhoso do papel da Uneal, o reitor Jairo Campos garante mais esforços no sentido de novas conquistas entendendo que desse modo se colabora também com a agenda positiva de Alagoas no mundo.

Articulam todas as transações, os assessores de relações internacionais das Universidades de Concórdia deEdmonton e da Uneal: o professor Manfred Zeuch, representando o reitor que se encontra em viajem, e a professora Valéria Campos, respectivamente. 

A missão internacional se encerra no domingo 26.

Voltar

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.


Tenha também o seu site. É grátis!