Menu

Projeto Universitária Rádio Web




É com grande alegria que disponibilizamos a comunidade acadêmica da Uneal e sociedade alagoana a Universitária Rádio Web. O Projeto de extensão Universitária Rádio Web, é um projeto que permitirá a veiculação de programas educativos nos mais variados formatos, horários e duração (músicas, poesias, debates, seminários, mesas redondas etc.). Será um fator de integração dos diversos campi da Universidade Estadual de Alagoas – Uneal, servindo como canal de informação institucional de forma rápida e imediata. As rádios web universitárias tem ainda por finalidade aproximar a universidade da comunidade local e de todo o mundo através da rede mundial de computadores, na medida em que tornará perceptível o conhecimento produzido, as ações acadêmicas e atividades culturais que são desenvolvidas em seus diversos cursos e campi.

Tomando a rede mundial de computadores como meio especial de veiculação de cultura Tajra nos mostra que:



                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        A Internet é uma mudança/ação do homem sobre a natureza. Ela permite a transmissão cultural pluralista de forma digital, sobrepondo-se aos empecilhos temporais e geográficos. A Internet é um canal de transmissão cultural/multicultural e promove a hominização digital. Tajra (2002, p142).



Na   atualidade   percebemos   as   dificuldades   enfrentadas   no   dia  a  dia  por   pais, professores   e    gestores   na   área   educacional,   em   sua   maioria   imigrantes   digitais,   no relacionamento com os nativos digitais, a Geração Y. Como observa March (2004):



[...] uma geração que pensa graficamente ao invés de textualmente, assume a conectividade e está acostumada a ver o mundo através das lentes dos jogos e da diversão.




Eu   acrescentaria:  uma   geração  que  vê  o  mundo,  principalmente,  pelas  lentes   da Internet.

Essas transformações passaram a ser perceptíveis já a partir da década de 1980 do século XX como podemos observar em Marques (2003):



Desde a década dos anos oitenta deste final de século novas tecnologias imprimem dinamismo mais veloz e flexível a mundo dos meios de comunicação: as publicações periódicas se editam e imprimem à distância e se dirigem a públicos específicos; multiplicam-se os aparelhos portáteis de audição seletiva; a telefonia celular digital se interliga em toda parte; a transmissão radiofônica se especializa em emissoras temáticas e subtemáticas, regionais e locais; [...]



É nesse novo contexto sociocultural e de produção do conhecimento e peculiar a universidade que o presente projeto através de sua concretização na Universitária Rádio Web, permitirá a veiculação de programas educativos nos mais variados formatos, horários e duração. Será um fator de integração dos seus diversos campi como canal de informação institucional de forma rápida e imediata.

As rádios universitárias convencionais já fazem parte de uma experiência consolidada em muitas instituições de ensino superior. Com o advento das novas tecnologias da informação e comunicação e a rede mundial de computadores, abre-se um novo “espectro” a ser explorado pelas instituições de ensino superior que ainda não dispõem desse serviço, para promover a socialização de suas produções científicas de uma forma inovadora, utilizando a internet como demonstra Yoshida em sua pesquisa sobre as rádios web:



As experiências desenvolvidas em universidades, utilizando a rádio web, abarcam conteúdos das mais variadas áreas do conhecimento para transmitir aulas, entrevistas, curso de formação on-line, divulgar projetos e abrir espaços das instituições para a sociedade (Yoshida, 2011).

      


         Dessa forma, espero estar entregando mais um espaço de mediação e fomento do conhecimento no contexto de nossa instituição de ensino superior e a toda comunidade onde a rede mundial de computadores permitir alcançar. Parabéns Uneal. Parabéns a todos.



Prof. Me Francisco Soares Pinto

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.


Tenha você também a sua rádio