Representantes da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) se reuniram na quinta-feira (10) para discutir o planejamento de ações e a execução dos recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para a Universidade Aberta do Brasil (UAB). A reunião contou com a participação do vice-reitor da Uneal, Anderson Barros, do coordenador geral da UAB/Uneal, Nalfran Benvinda, da coordenadora adjunta da UAB/Uneal, Karla de Oliveira, além dos técnicos das áreas de PROGRAD, Licitação e Contabilidade. Representando a UAB/Uncisal, estiveram presentes Marcelo Santana, Andeline Lopes e Eduardo Lós.
O encontro teve como objetivo elaborar um Plano de Trabalho que atenda às particularidades de ambas as instituições e auxilie na execução dos recursos, estimados em cerca de 13 milhões de reais para os próximos quatro anos, a partir de 2025.
Durante a reunião, o vice-reitor Anderson Barros destacou a importância da colaboração entre as instituições estaduais de ensino superior no planejamento dessas ações.
Atualmente, a UAB/Uneal oferece dois cursos de graduação, História e Pedagogia, e um curso de pós-graduação lato sensu, a Especialização em Ensino de Ciências e Matemática. A partir de 2025, está prevista a ampliação da oferta com a inclusão de dois novos cursos de graduação, Geografia e Filosofia, e mais duas especializações lato sensu, Gestão Escolar e Educação Inclusiva, distribuídos em 10 polos. A expectativa é ofertar 1.800 vagas nos novos cursos.