
Estudantes do curso de licenciatura em História, da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), participaram do 33° Simpósio Nacional de História da Associação Nacional de História (Anpuh), que ocorreu entre os dias 13 e 18 de julho na Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte. A atividade envolveu 14 graduandos do curso de História dos campi I - Arapiraca e III – Palmeira dos Índios.
O Simpósio Nacional de História da Anpuh é o principal evento de encontro entre historiadores e professores de história do país. O evento contou com oficinas de ensino, simpósios temáticos, minicursos, painéis, mesas-redondas (diálogos contemporâneos) e conferências com os principais nomes da Historiografia brasileira e latino-americana da atualidade. Estes espaços possibilitam a apresentação de pesquisas de estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores de todo o Brasil, que contribuem com a qualificada produção de conhecimento científico na área das Ciências Humanas, mais especificamente da História.

A participação neste evento representou uma valiosa oportunidade para divulgar pesquisas realizadas pelos alunos do curso de licenciatura em História da Uneal, no principal evento de divulgação acadêmica em História do Brasil. Os estudantes apresentaram painéis de suas pesquisas, desenvolvidas dentro de programas como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Além do projeto de extensão “Centenário de Arapiraca” desenvolvido dentro da Uneal por meio do fomento da Pró-Reitoria de Extensão (Proext).
De acordo com a professora Alice Oliveira, coordenadora de projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), o objetivo da participação dos discentes foi tanto socializar os estudos e as produções efetivadas com as pesquisas desenvolvidas no campo da formação inicial docente, o ensino e a aprendizagem de História, quanto da aprendizagem em vivenciar este evento tão importante para a área de História.

Aldemir Barros, professor orientador e coordenador do projeto de pesquisa e extensão mencionados, ressalta a importância da participação dos graduandos num evento como este “por propiciar acesso a conhecimento atualizado e contribuir para a integração com a comunidade acadêmica de historiadores, o que pode ser fundamental para se sentir parte de uma rede mais ampla de pesquisadores e estudiosos”.
Segundo o discente Bruno Leal, “participar de um evento desta magnitude proporcionou uma experiência imprescindível para o crescimento acadêmico e profissional, certificando o trabalho de pesquisa acadêmica que se produz dentro da Uneal.”
A Uneal, por meio destas e outras ações, cumpre o seu papel de incentivo a pesquisa e extensão, oferecendo formação de qualidade para seu corpo discente e oportunizando a atualização do conhecimento e a circulação do saber produzido por seus estudantes.



















