Menu

Universitária Rádio Web

24H no Ar


Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL

Uneal e produtoras arapiraquenses promovem Webinário Audiovisual Economia Criativa e EducaçãoAbertura acontece pelo YouTube Uneal Oficial em 30 de Março

19 ABR 2021
19 de Abril de 2021

Por Rodrigo Rosas Ascom/Uneal

 

Nos dias 30 de março e 01 de maio, será realizado o evento online intitulado: “Diálogos Presentes e Futuros: Webinário Audiovisual, Economia Criativa e Educação”. A proposta de webinário é integrar a capacitação no setor criativo e educacional, por meio da análise da economia criativa, da realização audiovisual e dos caminhos para uma educação conectada com a fruição artística, especialmente através da exibição de conteúdos fílmicos de realizadores alagoanos. O evento web é uma co-produção das produtoras Arteiros S/A, Filmes de Bananola e da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Arapiraca, através do “Prêmio Paulo Lourenço”, edital de fomento realizado no ano de 2019. A programação será transmitida pelo canal Uneal Oficial no YouTube a partir das 19h.

 Com a execução deste projeto, os organizadores objetivam estimular o debate com a comunidade alagoana, seja ela acadêmica ou não, estimular a capacitação de caráter pedagógico formativo, a mobilização artística, de caráter ilustrativo, por meio de conversas, diálogos e exposição de realizadores, e a atividade artística, realizada por meio da exibição de curtas-metragens de realizadores locais. Pretende-se estimular o encontro cada vez mais oportuno entre profissionais criativos e da educação, fomentando assim um melhor aproveitamento das oportunidades econômicas e criativas que este setor tem desencadeado em Arapiraca, em Alagoas e no Brasil. As inscrições serão registradas através de um link que será divulgado no chat, durante o evento, quem marcar presença nos dois dias receberá um certificado de 08 horas.

 

Entenda o Projeto

 

“Diálogos presentes e futuros - Webinário Audiovisual, Economia Criativa e Educação” é uma atividade fruto de discussões constantes entre os palestrantes que participarão do debate. Em 2019, em parceria com o Sebrae, Igor Machado, Leandro Alves e Elder Maia realizam o Seminário Realizadores Audiovisuais Arapiraquenses e Suas Obras que promoveu debates, exibições e ainda um pitching que aproximou produtoras alagoanas de diretores arapiraquenses. Entendendo a necessidade de ampliar a discussão para o campo da economia criativa e para a integração com a educação, os idealizadores propuseram o webinário para o “Prêmio Paulo Lourenço” lançado através de Edital pela Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude de Arapiraca, foi contemplado e está possibilitando a realização desta atividade. 

A parceria com a Universidade Estadual de Alagoas surge como forma de coroar esse momento em que a Uneal vem se abrindo cada vez mais para a discussão com a Economia Criativa e a relação com a educação, sensibilizando a comunidade acadêmica e aos interessados em geral, da importância das interconexões dos temas que serão debatidos, além de trazer através das exibições fílmicas o debate sobre o fazer artístico alagoano e suas relação com o fortalecimento de nossa identidade. Assim, “Diálogos presentes e futuros - Webinário Audiovisual, Economia Criativa e Educação” tem a co-produção das produtoras Arteiros S/A, Filmes de Bananola e da Universidade Estadual de Alagoas, com a parceria do Sebrae, sendo patrocinada pela Prefeitura Municipal de Arapiraca, através do “Prêmio Paulo Lourenço”, edital de fomento realizado no ano de 2019. 

 

Programação

 

- Sexta – dia 30 de Abril de 2021

? Das 19:00 às 19:30 - Mesa de abertura do Webinário.

? Das 19:30 às 23:00 – “Diálogos presentes e futuros - Webinário Audiovisual, Economia

Criativa e Educação”, com a participação do Secretário Municipal de Educação de Maceió

Prof. Dr. Elder Maia (Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal

de Alagoas – PPGS\UFAL), do Mestre em Audiovisual pela UFS e Realizador

Cinematográfico Leandro Alves e do Documentarista, Músico e Empreendedor

Criativo Igor Machado.

- Sábado – dia 01 de Maio de 2021

? Das 19:00 às 23:00 - Exibição dos curtas-metragens “Nas Quebradas do Boi” e

“Avalanche”, seguido do debate e análise sobre o processo da produção dos filmes, com os

respectivos diretores das obras Igor Machado e Leandro Alves, com a participação do

Reitor da Uneal Odilon Máximo.

 

 Link do Canal de Transmissãohttp://Youtube.com/unealoficial

 

 

Histórico dos Participantes 

 

- Odilon Máximo de Morais: Reitor da Universidade Estadual de Alagoas - Uneal. Professor Titular lotado no curso de Geografia do Campus III (Palmeira dos Índios - AL). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em dinâmicas Territoriais e Cultura - ProDiC. Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2000). Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2003) e doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: organização do espaço, industrialização, urbanização, trabalho e reestruturação produtiva.

- Elder Patrick Maia Alves: é Doutor e pós-doutor em sociologia (2013) pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESPUERJ). Professor Associado II do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS-UFAL). É também atual Secretário Municipal de Educação de Maceió.

- Igor Machado: É Documentarista, Músico, Empreendedor Criativo e fundador da Produtora Arteiros S/A. Graduado em Marketing e Pós Graduando em Cinema e Linguagem Audiovisual pela Universidade Estácio de Sá. Realizou diversas produções musicais e audiovisuais, além de produzir várias atividades que estimulam e debatem a economia criativa. Atualmente está em trabalho de desenvolvimento da plataforma musical Single Up, contemplada pelo Edital de Economia Criativa promovido pelo Sebrae-AL e pela Fapeal.

- Leandro Alves: É Mestre em Cinema na Universidade Federal de Sergipe (UFS), graduado em Administração pela Universidade Estadual de Alagoas e Produção Audiovisual pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (PB) e Fundador da Produtora Filmes de Bananola. Atualmente é coordenador do Núcleo do Audiovisual de Arapiraca (NAVI), desenvolvendo ações de formação, produção e difusão do audiovisual em Arapiraca, atualmente está em pré-produção de seu primeiro longa-metragem Moto-Perpétuo.

- Débora Lima é Administradora UFPE, Especialista em gestão de projetos pela UNIFG, Especialista em Gestão Pública pela UFAL, Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pela UFAL, Gestora de projetos de Economia Criativa no SEBRAE Alagoas. Entusiasta de novas economias e modelos de negócios alternativos, com colaboração, cocriação e compartilhamento

Voltar

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.


Tenha também o seu site. É grátis!