Projeto Universitária Rádio Web
É com grande alegria que disponibilizamos a comunidade acadêmica da Uneal e sociedade alagoana a Universitária Rádio Web. O Projeto de extensão Universitária Rádio Web, é um projeto que permitirá a veiculação de programas educativos nos mais variados formatos, horários e duração (músicas, poesias, debates, seminários, mesas redondas etc.). Será um fator de integração dos diversos campi da Universidade Estadual de Alagoas – Uneal, servindo como canal de informação institucional de forma rápida e imediata. As rádios web universitárias tem ainda por finalidade aproximar a universidade da comunidade local e de todo o mundo através da rede mundial de computadores, na medida em que tornará perceptível o conhecimento produzido, as ações acadêmicas e atividades culturais que são desenvolvidas em seus diversos cursos e campi.
Tomando a rede mundial de computadores como meio especial de veiculação de cultura Tajra nos mostra que:
A Internet é uma mudança/ação do homem sobre a natureza. Ela permite a transmissão cultural pluralista de forma digital, sobrepondo-se aos empecilhos temporais e geográficos. A Internet é um canal de transmissão cultural/multicultural e promove a hominização digital. Tajra (2002, p142).
Na atualidade percebemos as dificuldades enfrentadas no dia a dia por pais, professores e gestores na área educacional, em sua maioria imigrantes digitais, no relacionamento com os nativos digitais, a Geração Y. Como observa Prensky (2004):
[...] uma geração que pensa graficamente ao invés de textualmente, assume a conectividade e está acostumada a ver o mundo através das lentes dos jogos e da diversão.
Eu acrescentaria: uma geração que vê o mundo, principalmente, pelas lentes da Internet.
Essas transformações passaram a ser perceptíveis já a partir da década de 1980 do século XX como podemos observar em Marques (2003):
Desde a década dos anos oitenta deste final de século novas tecnologias imprimem dinamismo mais veloz e flexível a mundo dos meios de comunicação: as publicações periódicas se editam e imprimem à distância e se dirigem a públicos específicos; multiplicam-se os aparelhos portáteis de audição seletiva; a telefonia celular digital se interliga em toda parte; a transmissão radiofônica se especializa em emissoras temáticas e subtemáticas, regionais e locais; [...]
É nesse novo contexto sociocultural e de produção do conhecimento e peculiar a universidade que o presente projeto através de sua concretização na Universitária Rádio Web, permitirá a veiculação de programas educativos nos mais variados formatos, horários e duração. Será um fator de integração dos seus diversos campi como canal de informação institucional de forma rápida e imediata.
As rádios universitárias convencionais já fazem parte de uma experiência consolidada em muitas instituições de ensino superior. Com o advento das novas tecnologias da informação e comunicação e a rede mundial de computadores, abre-se um novo “espectro” a ser explorado pelas instituições de ensino superior que ainda não dispõem desse serviço, para promover a socialização de suas produções científicas de uma forma inovadora, utilizando a internet como demonstra Yoshida em sua pesquisa sobre as rádios web:
As experiências desenvolvidas em universidades, utilizando a rádio web, abarcam conteúdos das mais variadas áreas do conhecimento para transmitir aulas, entrevistas, curso de formação on-line, divulgar projetos e abrir espaços das instituições para a sociedade (Yoshida, 2011).
Dessa forma, espero estar entregando mais um espaço de mediação e fomento do conhecimento no contexto de nossa instituição de ensino superior e a toda comunidade onde a rede mundial de computadores permitir alcançar. Parabéns Uneal. Parabéns a todos.
Prof. Me Francisco Soares Pinto