No primeiro dia, os integrantes da comissão de Modernização do Sistema Acadêmico da Uneal e membros da Subcomissão de Identificação e Modelagem de Processos (SIMP), o professor Anderson Barros (vice-reitor da Uneal e Coordenador da SIMP), Rosário Farias (chefe de Registro e Controle Acadêmico), Tereza Alvacy (chefe de Núcleo Setorial do Campus I), Irlane karla (assistente em Serviços Educacionais) e Raphael Felix - chefe do Núcleo de Tecnologia - Nutec), foram recebidos pelos gestores da UERGS, professora Adriana Abreu (pró-reitoria de Administração); professora Adriana Lau (pró-reitora de extensão); professor Gilvane Souza de Matos (pró-reitor de Ensino); professor Alexandre Derivi (pró-reitor de pesquisa e pós-graduação); além do diretor administrativo, Régis da Costa Oliveira, do coordenador de ingresso e controle acadêmico, Juliano Stradioto e do analista de Ti, Daniel Maia.
A UERGS utiliza o mesmo sistema acadêmico da Uneal, proporcionando uma base sólida para a troca de experiências. A equipe explorou as funcionalidades e a estrutura do Registro e Controle Acadêmico, incluindo uma visita ao datacenter.
Como resultado dessa visita, o vice-reitor da Uneal, Anderson Barros, propôs a formação de um Grupo de Trabalho (GT) através de um termo de cooperação técnica entre as instituições. O objetivo é impulsionar melhorias contínuas no sistema acadêmico, aproveitando as sinergias entre as universidades.
No município de Lajeado, a comissão foi recebida pelos sócios administrativos da Solis, Paulo Koetz, Luciano Klein, Fernando Kochhann e Jamiel Spezia, e apresentou seus principais anseios de melhoria do sistema.
O vice-reitor compartilhou o trabalho em padronização de processos e os primeiros resultados de sua tese sobre o BPM do Sistema Acadêmico e demonstrou o interesse coletivo da instituição para a melhoria do processo, além de solicitar o empenho da Solis nesta nova etapa “estamos nos dedicando para que a modelagem dos processos do sistema acadêmico atenda às necessidades da nossa comunidade acadêmica e que sejamos um caso de sucesso na utilização da Solis”.
A jornada continuou na Univates, onde a reitora, professora Evania Schneider, e o diretor administrativo, professor Júlio Willig, deram as boas-vindas à comissão. A visita incluiu explorações na biblioteca, onde foram recebidos pelo analista de sistemas, Willian Valmorbida, e puderam conhecer seu sistema de gerenciamento.
Na Secretaria Geral a gerente Diana Schnorrenberger, apresentou os processos do setor e o que está ancorado no sistema acadêmico, e no Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), o gerente de TI, Paulo Malmann e o coordenador do Datacenter, Juarez Santana apresentaram a estrutura e as tecnologias inovadoras.
A Solis, nascida dentro da Univates, foi um ponto focal da visita, destacando produtos como GNUTECA (sistema de biblioteca) e Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED). As interações com os líderes desses setores foram enriquecidas pela presença dos gestores da Solis, permitindo uma troca valiosa de experiências entre as equipes.
O vice-reitor da Uneal, Anderson Barros, enfatizou a importância dessas visitas, afirmando: "Explorar as práticas de instituições que utilizam o mesmo sistema como UERGS e Univates é crucial para aprimorarmos continuamente nosso sistema acadêmico. A colaboração entre as universidades fortalece nosso compromisso com a excelência acadêmica."
A Uneal reafirma seu compromisso em buscar inovações e aprimoramentos para proporcionar uma experiência acadêmica cada vez mais eficiente e enriquecedora.