A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) formalizou, na manhã de segunda-feira (14), sua adesão à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) em uma reunião realizada com os gestores da instituição. Com a adesão, a Instituição de Ensino Superior (IES) se compromete a integrar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em suas práticas acadêmicas, administrativas e de extensão.
A reunião virtual contou com a presença do vice-reitor, Anderson Barros, que enfatizou a relevância da adesão para o fortalecimento do papel social da Uneal. “Esse compromisso com a Agenda 2030 reforça o nosso dever de promover ações que gerem impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. Queremos contribuir para a formação de cidadãos conscientes e preparados para transformar a realidade de forma sustentável,” afirmou.
Durante o encontro foram discutidas estratégias para alinhar as ações da universidade aos 17 ODS, que incluem metas voltadas para a erradicação da pobreza, igualdade de gênero, educação de qualidade, saúde e bem-estar, e combate às mudanças climáticas.
A Uneal já desenvolve diversas ações e projetos que atendem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A adesão oficial à Agenda 2030 pretende reforçar e tornar ainda mais evidente o compromisso da universidade com o desenvolvimento sustentável, destacando as práticas que já são realizadas e intensificando o trabalho na formação de seus alunos para que atuem como agentes de transformação social. Com essa integração formal, a IES busca ampliar o alcance das suas atividades e fortalecer o impacto positivo de suas ações na comunidade.
A formalização da adesão à Agenda 2030 coloca a Uneal ao lado de outras instituições de ensino superior do Brasil que já assumiram o compromisso com os ODS em todas as suas dimensões: social, econômica e ambiental. A universidade planeja agora a criação de um plano estratégico para a implementação das metas, envolvendo todos os campi e áreas do conhecimento, buscando ampliar parcerias e iniciativas sustentáveis.