Menu

Alagoas marcará presença na reunião anual da SBPC

11 JUL 2017
11 de Julho de 2017

Uneal está na comitiva


Naísia Xavier - texto e fotos

Alagoas estará representado na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A 69ª edição do evento será realizada em Belo Horizonte, no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais. Aproximadamente 80 trabalhos científicos, mais representantes institucionais e presença em três estandes vão marcar a participação alagoana no evento.

E há uma razão para tanto. Em 2018, a 70ª edição do evento será realizada em Maceió e tem a expectativa receber até 10 mil pessoas de público, entre inscritos de todo o Brasil e visitantes em geral.

Nesta sexta (7), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas promoveu a primeira reunião com os alunos que irão à Reunião deste ano, apresentar suas pesquisas. Ufal, Uneal, Uncisal, Cesmac e Unit compareceram, entre estudantes, coordenadores acadêmicos e funcionários que já estão envolvidos com a organização para o ano que vem.

Por enquanto, o Governo do Estado, através da Fapeal, financiou um ônibus para beneficiar aproximadamente 50 alunos das universidades estaduais Uneal e Uncisal e dos centros universitários Cesmac e Unit, que pesquisam com bolsa de iniciação científica da fundação e tiveram seus trabalhos aprovados na seleção nacional da SBPC para a Reunião deste ano. A Ufal enviará seus alunos em transporte próprio.

Eles foram recebidos pelo professor Fábio Guedes, diretor-presidente da Fapeal, que vem trabalhando na integração das diversas instituições para a reunião de 2018. Ele apresentou o estande do Governo de Alagoas, realizado em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo. O mesmo vai contar com a presença institucional da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação e de todas as instituições de ensino e pesquisa do estado, incluindo-se o Instituto Federal.

“Estamos indo a Belo Horizonte para ver de perto uma Reunião Anual da SBPC e começar a entender como se faz”, comenta Antônio Medeiros, coordenador geral do escritório de projetos da Pró-reitoria de Pesquisa da Ufal, cujo Campus Maceió será o anfitrião em 2018.

Gerando “buzz”
O estande de Alagoas faz parte de uma iniciativa de divulgação para o evento do próximo ano, em Maceió, que ganhou marca própria, com design de Rafael Leite Faustino, bolsista de desenvolvimento institucional da Fapeal.

Além do estande, a marca estará presente nas camisetas dos jovens pesquisadores, num folder que conta um pouco das iniciativas e resultados de gestão da CT&I em Alagoas durante o atual governo, e em adesivos e balões.

“Esta não é a marca da próxima reunião anual da SBPC, cujo tema ainda não foi definido. Mas já vamos começar a convidar todo o público presente em Belo Horizonte para comparecer a Maceió. A programação é diversificada. Tem espaço para a cultura e artistas locais e programações interessantes para toda a família”, explica o professor Fábio Guedes.

A Fapeal ainda terá espaço no estande do Conselho Nacional das FAPs e o Cesmac terá estande próprio.

Perfil do Talento
Uma das pesquisadoras alagoanas que teve trabalho aceito para a SBPC é Maria Clara Valente, do sexto período de medicina da Uncisal. Ela conta que trabalha com pesquisa desde o primeiro ano de faculdade e atualmente está estudando novos métodos de diagnóstico para a esclerose lateral amiotrófica. Desde então, ela costuma ir para congressos, mas nunca foi a uma das Reuniões Anuais da maior sociedade científica da América Latina.

Para Maria Clara, pesquisar é importante “porque é a partir disso que a gente começa a responder diversas perguntas que vão levar nossa profissão para frente”. Ela acrescenta que a realização da Reunião Anual da SBPC em Maceió pode ser uma oportunidade para estudantes de todos os cursos se engajarem mais com o conhecimento, até mesmo como um primeiro passo no mundo da pesquisa.

Voltar

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.

Clique aqui para editar.


Tenha você também a sua rádio